Programe-se, o prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 é de 15 de março a 31 de maio.
Por Fernanda Borges | 25/02/2023

Neste ano, o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2023, vai até 31 de maio. O prazo foi, comparado ao ano de 2022 foi ampliado em um mês, visto que era encerrado no mês de abril. Com essa extensão, os contribuintes do dia 15 de março até o último dia de maio para apresentar a documentação.
A declaração pré-preenchida é oferecida ao contribuinte a partir do que é informado em outro tipo de documento, sendo esse, a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que é entregue ao órgão até o final do mês de fevereiro.
Os dados da Dirf, fornecidos por pessoas jurídicas pagadoras, como prestadores de serviço de saúde e empresas do ramo de imóveis, são processados e, em seguida, são utilizados para o preenchimento prévio das declarações de pessoas físicas. De acordo com o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal, José Carlos Fernandes da Fonseca, a declaração pré-preenchida tem como objetivo proporcionar menos erros e maior comodidade ao contribuinte.
Para oferecer a declaração pré-preenchida ao contribuinte, são utilizados:
🏢 Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) de pessoas jurídicas pagadoras;
🏠 Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) de empresas do ramo de imóveis;
🏥 Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) de prestadoras de serviços de saúde;
🧾 Informações do contribuinte fornecidas no ano anterior.
A Receita Federal lembrou ao contribuinte, em 2022, que era de sua responsabilidade a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração.